domingo, 11 de julho de 2010

Pintar ceramica/porcelana em casa

Tutorial: cerâmica pintada a mão

cerâmica pintada a mão

Porcelana branca, pincéis, dois potes de tinta e uma caneta especial para pintar cerâmica. Com estes poucos ingredientes eu encontrei a receita para uma boa diversão. A cerâmica – dois potes, um açucareiro e uma caneca – ganhei da minha mãe, que está fazendo uma arrumação na casa dela e descartando algumas coisas que não usa mais.

porcelana pintada a mão

Eu nunca havia pintado cerâmica antes, mas sempre tive curiosidade. Para começar, comprei tinta vermelha e ocre e uma caneta preta. A caneta é uma Creative Marker Compactor com ponta de 2,5mm. A tinta é Decorfix brilhante para vidro, metal e cerâmica, da Corfix. Para pintar, segui as instruções dos rótulos.

porcelana pintada a mão

A tinta (a da caneta também) é solúvel em água. Além de não ter cheiro, ainda permite que você lave a peça quantas vezes quiser, caso não fique satisfeita com o resultado da pintura. Eu lavei algumas vezes, até chegar ao que queria. Enquanto a tinta está molhada, é só colocar embaixo da torneira que sai tudo. Depois que seca, é preciso esfregar para que a tinta saia. Mas se não queimar no forno, sai tudo, como se tivesse pintado com tinta guache. Como a porcelana não absorve a tinta, é bem diferente de pintar madeira ou tecido. Para começar, acho que a caneta é bem mais fácil de usar – pelo menos para quem não está muito familiarizada com pincéis, como eu.

porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão

Todas as peças em preto e branco eu pintei usando a caneta. Segundo as instruções do fabricante, depois de pintar, é só esperar secar (eu deixei mais de 24 horas) e colocar no forno do fogão, durante 90min, em temperatura baixa (160°C).

porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão

A caneca com os passarinhos eu pintei usando um pincel bem fino e a tinta amarelada. As instruções do fabricante são para esperar 24h e só depois levar ao forno por 35min. Como eu pintei as peças com caneta e essa com pincel todas juntas, acabei deixando todas 35min no forno aquecido a 180°C. É preciso esperar as peças esfriarem para só depois retirá-las do forno. Fiz tudo isso e gostei do resultado. Principalmente porque já lavei todas elas com água, esponja e detergente e os desenhos ficaram intactos.

Um comentário:

andreia disse...

Amei a ideia,já anotei o pap e as dicas,o nome da caneta e das tintas.Agradecida por compartilhar.Bjins